Quando falamos de estratégias de Marketing Digital para loja virtual, as mais procuradas são aquelas aonde podemos alcançar novos clientes sem a necessidade de investirmos em anúncios pagos. Dentre as estratégias gratuitas onde nós mesmos podemos criar o caminho para o cliente percorrer, estão as redes sociais, o e-mail marketing, SEO e os conteúdos em Blog. Neste artigo falaremos sobre o Blog. Por que é tão importante e como organizar sua produção de conteúdo.

BLOG, POR QUE É TÃO IMPORTANTE?

Quando o assunto é atrair novos clientes de maneira orgânica para sua loja virtual, o Blog é sem dúvida uma ferramenta muito importante. Além disso tem uma força considerável na tração de alcance nas buscas pelas plataformas de pesquisas como o Google.

O objetivo de um Blog é informar e/ou instruir o leitor. Seus conteúdos tem a característica de serem objetivos e entregarem as informações mais relevantes para os usuários. Um bom Blog ajuda muito no tráfego até sua Loja Virtual. Isso porque em sua estrutura você pode explorar o uso de termos de pesquisa e palavras chaves que seus clientes utilizam para encontrar a solução que sua empresa oferece. Quer saber mais sobre as palavras chaves? Temos um conteúdo excelente para explicar como isso funciona no SEO! Acesse clicando aqui. Veja também, quais os termos de pesquisas mais usados por seus usuários para encontrarem o que procuram neste artigo aqui.

Pelo fato do Blog ser um verdadeiro campo minado de palavras chaves, é muito importante para seu negócio ser visto nos buscadores do Google e levar clientes qualificados até sua Loja Virtual.

 

EDITORIAS DE CONTEÚDO, FAÇA ISSO PARA OTIMIZAR TEMPO E PRODUZIR COM MAIS QUALIDADE

Bom, agora que sabemos da importância de ter um Blog e seu efeito positivo no SEO, é a hora de criar um calendário editorial de conteúdos para gerar tráfego qualificado até sua Loja Virtual. Para fazer isto é muito simples. Basta entendermos o que nossos clientes mais procuram na internet, e elaborar conteúdos que falem de maneira mais objetiva e clara sobre o que eles procuram. Sabemos o que nossos clientes procuram através do Google Trends, uma ferramenta gratuita e objetiva do Google para saber quais os termos de pesquisa mais usados. Saiba mais neste artigo aqui.

Existem muitas ferramentas na internet para organização de conteúdos como planilhas, sistemas, sites, aplicativos, entre outras alternativas gratuitas para melhorar sua gestão de conteúdo. Você pode criar o próprio calendário ou usar uma das opções disponíveis.

Para começarmos a elaborar nossos conteúdos precisamos ter uma meta mensal de quantos Blogs precisamos publicar e como estes conteúdos serão distribuídos. Digamos que nossa meta é ter 10 Blogs publicados por mês, neste caso estamos falando de 2 por semana, em média. Para melhorar nossa produção de conteúdo, precisamos estar cientes do tempo disponível para pesquisar temas, e produzir os textos. Um bom Blog pode levar até 3 horas ou mais para ser produzido. Sempre considere, além do tempo para escrever o artigo, o tempo para aprovação e revisão até a publicação do seu artigo final. Por isso, 2 por semana é ótimo para o SEO, mas pode ser perigoso para sua produtividade. 1 por semana está ótimo para começar.

Selecione em sua Loja Virtual os produtos que mais aparecem nas pesquisas do Google Trends, analise suas características e quais problemas este produto pretende solucionar. Em cima desta breve análise, escreva um artigo falando de como este produto é ideal para seu cliente, explique o porque e quais os benefícios de se ter este produto. Por exemplo, existem muitas empresas que vendem produtos naturais, e para atrair seus clientes até o estabelecimento virtual, publicam artigos de como tal produto pode ser bom para a saúde, assim o cliente sabe dos benefícios e tem um link direto com a Loja onde poderá executar a ação de compra.

Em seu próximo artigo, procure fazer uma referência ou um complemento pelo primeiro conteúdo publicado e sempre mencione o mesmo em seu atual artigo, fazendo isso, criamos um caminho pelo qual seu cliente pode percorrer e explorar ainda mais sua Loja Virtual.

 

O BLOG IDEAL!

Levando em consideração as métricas de UX (user experience ou experiência do usuário em tradução direta para o português) precisamos escrever artigos que tenham uma leitura agradável e permitam o usuário absorver o máximo de informação possível, para isso, precisamos ter em mente que 86% dos usuários estão acessando artigos na internet através de seus smartphones, isto influencia no tamanho do seu artigo e na quantidade de caracteres presentes e seu texto.

Um Blog ideal tem em média de 2 a 3.000 caracteres, isto porque a leitura no mobile (celular) fica ainda mais longa. Claro que nem sempre vamos conseguir atingir esta meta de blog ideal, este artigo mesmo é um exemplo disso, pois muitas vezes vamos precisar falar mais detalhadamente sobre nossos produtos ou serviços.

Por isso, sempre que for escrever algum artigo de blog, procure ser simples e objetivo informando os pontos mais relevantes do seu produto ou serviço. Isso irá colaborar para a experiência do usuário e fará com que seu cliente esteja mais qualificado para visitar sua Loja Virtual.

 

E aí? Gostou deste conteúdo? Então fica por dentro do blog da Programasites, toda semana um conteúdo fresquinho para você e seu negócio. Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro do que rola na Programasites.

 

Face: www.facebook.com/ProgramaSites

Insta: www.instagram.com/programasites

0 Comentários

Escreva um comentário