Olá querido leitor e querida leitora! Como vocês estão? Esperamos que tudo bem. Em nosso Blog de hoje, separamos algumas dicas valiosas que certamente vão ajudar a sua Loja Virtual a se destacar no mercado online. Então puxa sua cadeira, pega o cafezinho e vem com a gente.

 

ANALISE TUDO PARA NÃO FALTAR NADA

Como falamos, neste artigo vamos dar dicas de ouro para que sua Loja Virtual tenha um bom desempenho na internet perante seus concorrentes e tenha por consequência uma comunicação mais assertiva. Para começarmos vamos falar sobre análise. Isso mesmo, análise. Para o sucesso de todo negócio na internet é preciso que o empreendedor por trás dele tenha um olhar analítico. Analisar não se reduz apenas em olhar os concorrentes, pesquisar sobre o mercado onde sua empresa está inserida, ou ver se tem novos pedidos em sua Loja Virtual. Analisar é principalmente olhar todos os campos de seu e-commerce desde a pesquisa do cliente na internet ao momento do fechamento da compra.

O exercício de análise deve ser constante. Uma rotina diária. Todos os dias ao iniciar seu trabalho, durante e após seu expediente. Navegue pelo seu site como se fosse um cliente e pergunte-se: estou gostando do que estou vendo? Tem informações o suficiente para me convencer a ficar e explorar um pouco mais? Minhas dúvidas estão sendo sanadas? Este é o produto que preciso para resolver meu problema? Entre outras que o façam pensar sobre seu próprio negócio.

#Dica: peça para um amigo ou parente, entrar em seu site e pesquisar algum produto do interesse dele. Em seguida, solicite um pequeno relatório de satisfação para saber o que ele achou da navegação dentro do site, se ele encontrou o que precisava, quais as palavras de busca ele usou, se as informações presentes o ajudaram na decisão de compra, entre outros questionamentos pertinentes. Fazendo isso, você terá uma opinião de um usuário real que representaria seu potencial cliente.

Outra coisa muito importante de se ter em mente é, todo site e Loja Virtual, em algum momento pode apresentar algum erro no código, algum problema de carregamento em uma página específica ou até mesmo ter um bug inesperado no checkout (momento de realizar o pagamento da compra). Analisar tudo antes que aconteça vai te colocar a frente e evitar problemas futuros.

APARÊNCIA, O VISUAL DA SUA LOJA É A PRIMEIRA COISA QUE SE VENDE

Há quem discorde, mas sim! O visual da sua Loja Virtual tem boa parte na influência se seu usuário querer continuar navegando nela ou não. Imagine o seguinte, você está procurando por uma loja na internet para comprar tênis e roupas esportivas. Quando você acessa a loja a primeira coisa a aparecer são os Banners, ou Outdoors digitais, como preferir chamar. Ao entrar na loja você se depara com um material gráfico com cores fortes e muitos ícones espalhados. Certamente isso te causará uma confusão de informações. No que eu foco primeiro? Que informações são essas? Nossa que cor forte... e por aí vai. O tempo que seu cérebro demora para assimilar as informações vai dizer para você se vale a pena ficar na loja ou não. E acredite, na maioria das vezes, não. E se fica, já existe uma barreira dentro de si que não o deixará ter uma boa experiência.

Economize nas cores, dê ênfase em informações visuais relevantes. O tipo de comunicação ideal para ter em seu site é usar cores mais claras e informações cleans, ou seja, não é a cor que deve chamar a atenção do seu cliente, e sim a informação chave que deve ser destacada. Abaixo colocamos alguns exemplos do freepik, um site que é um banco de dados de imagens gratuitas. Alias fica a dica, acesse o site e pesquise por referências, isso vai ajudar no desenvolvimento de novas ideias e te deixará livre para usar sua criatividade.

Observe que nestas imagens, a informação mais relevante é o produto em si e o texto é apenas um complemento. Um reforço para gerar interesse em seu cliente.

 

SEO, NOÇÕES BÁSICAS PARA RANQUEAR SUA LOJA VIRTUAL

Como empreendedor digital, você deve usar a internet a seu favor para gerar oportunidades e explorar a experiência do usuário. SEO na internet tornou-se como água em meio ao deserto, algo necessário para sua sobrevivência. É claro que muitas vezes como empreendedores não vamos ter muito tempo para dedicar ao estudo ou algum curso sobre Marketing Digital para se tornar um expert no assunto. Mas é possível sim ter um conhecimento prévio, algumas noções básicas sobre o assunto podem ajudar e muito o bom andamento da sua Loja.

SEO (Search Engine Optimization), em uma tradução direta significa “ferramenta de otimização de busca”. São práticas para melhorar o uso das palavras chaves e melhorar o conteúdo de seu site, pois através deles é que ocorre o ranqueamento orgânico vindo do SEO.

Usar as palavras chaves, não é o suficiente, é preciso saber aonde usa-las e como usa-las. Quantidade e qualidade mais do que nunca, devem andar de mãos dadas. O que você precisa entender sobre SEO para sua Loja Virtual é identificar qual é palavra chave do seu produto. Como seu potencial cliente procuraria por ele na internet? Como ele descreveria seu produto para o encontrar? Respondendo a essas perguntas você começa a expandir seus horizontes para as boas práticas de SEO. Por falar nisso, escrevemos um blog dedicado a lhe ensinar sobre as práticas de otimização de busca. Clique aqui e acesse o conteúdo.

Outro aliado do SEO é a ferramenta Google Trends, do próprio Google a qual lhe mostra com dados reais de pesquisas feitas pelos usuários a força e a tendência de um termo de pesquisa. Também fizemos um Blog sobre isso. Acesse aqui.

COMO APRESENTAR SEU PRODUTO NO ECOMMERCE

Depois que seu usuário realizou a pesquisa no Google e encontrou sua Loja pelas técnicas de SEO aplicadas e viu um lindo Banner clean e chamativo, sem dúvidas estará mais propenso e decidido a encontrar que deseja. É aí que seu produto entra em ação. Infelizmente, no meio digital, existem aqueles empreendedores que pensam que pelo simples fato de ter uma Loja Virtual e um produto lá cadastrado, sua venda acontecerá da noite para o dia. Até pode, mas não é um milagre que acontece sem explicação muito menos de qualquer jeito. É preciso impressionar, informar e responder as dúvidas do seu cliente através das informações presentes no seu produto. Aproveitando a deixa, fizemos um conteúdo especialmente para lhe ensinar como fazer o cadastro de produto perfeito para que seu produto se venda sozinho, clique aqui e veja detalhes.

Ter uma foto bonita e clean é o primeiro passo para que seu produto chame a atenção do seu cliente. Sempre use fotos do produto com uma boa resolução e fundo branco. Jamais use fundo colorido ou imagens destorcidas. Use uma imagem real do que se vende. O cliente em ambiente de compra online não possuí tato para deixar a compra mais sensível, portanto, caprichar na apresentação do produto é primordial para gerar uma venda.

Coloque de 2 a 3 fotos se possível, isso aumentará o tempo de navegação do cliente dentro da página e entregará mais informações visuais do produto. Mostre detalhes, funcionalidades, acabamentos entre outros pontos fortes do seu produto.

A descrição do seu produto deve ser um verdadeiro comunicador de que aquele é o produto que seu cliente procura. Use as palavras chaves mais quentes do produto. Fale dele como se estivesse apresentando pessoalmente para o cliente. Aqui a regra é, quanto mais informações relevantes tiverem o seu produto, mais fácil fica do cliente tomar a decisão de compra. Evite usar descrição óbvia e curta. Por mais que seu produto fale por si, de um jeito de falar por ele, ou seja, explique e fale sobre como este produto é ideal para solucionar o problema que seu cliente tem.

 

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