Comunicar é um ato humano de sobrevivência. Sem a comunicação não damos significado a nossas histórias, propósitos e não deixamos um legado, uma marca. O mesmo acontece com as empresas quando não se comunicam com seus clientes, logo não geram valor, relacionamento e por fim acabam não tendo relevância. Com o passar dos tempos, o ato de se comunicar sofreu alterações significativas e as formas dessa comunicação acontecer modernizaram. Com o avanço da tecnologia e da internet, foram desenvolvidos muitos canais de comunicação e várias linguagens para se relacionar com o ouvinte virtual.

Neste artigo, vamos falar a respeito da ferramenta Blog e quais suas vantagens, assim como sua relevância para seu negócio estar visível na internet , ter uma comunicação mais clara e efetiva com seus potenciais clientes, agregando valor a sua marca e gerar leads mais qualificados.

O QUE É BLOG E QUANDO SURGIU?

Antes de falarmos sobre "o que é blog" precisamos entender sua origem e qual seu propósito. O termo "blog" nasceu em meados dos anos 2000, para ser mais exato em 1990 surgiram os primeiros blogs. A palavra Blog vem de "Weblog" que significa algo como "registro na web". John Barger abreviou a palavra "weblog" para blog em 1997, desde então o termo ganhou força e popularizou no meios de seus usuários, que passaram a ser chamados de Bloggers, ou "Blogueiros".

O Blog tem como propósito expressar opiniões, falar de curiosidades, mostrar novidades e ensinar como criar ou fazer algo. Em outras palavras funciona como se fosse um jornal, a diferença é que não está publicado em papéis nem em revistas. Entreter o público e levantar discussões interessantes, sem dúvida alguma é uma das principais características do Blog. Mas, você sabia que o Blog, além de ser uma plataforma de comunicação, é também usado como estratégia de marketing digital para gerar tráfego a sua loja virtual, site e redes sociais? Sim! É possível e funciona muito bem.

BLOG COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL

Gerar tráfego para as redes sociais, sites e loja virtual é o desejo de todo empresário que quer ser visto por seus potenciais clientes na internet. Existem vários meios de gerar tráfego, seja uma lista de transmissão pelo Whatsapp, link na bio do Instagram, referências no Facebook, marcações, e-mail marketing, SMS, anúncios pagos entre outros. Entre tantas opções, geralmente se opta pelo de menor custo, ou custo zero e que traga resultados satisfatórios. O melhor caminho para se gerar tráfego na internet sem realizar investimento em anúncios é o tráfego orgânico, como as práticas de SEO, aliás se você ainda não leu nosso artigo sobre SEO corre lá e fique por dentro. Assim como o SEO, o Blog é uma excelente ferramenta de ranqueamento orgânico, pois se trata de conteúdo relevante e uso de palavras chaves. O Blog como estratégia de Marketing deve ter um planejamento de conteúdo bem estruturado com as datas e temas das publicações, fazendo isso, você saberá exatamente qual a pauta a ser trabalhada no mês e ainda acompanhar o engajamento do seu público com o conteúdo publicado.

QUAIS AS VANTAGENS DE TER UM BLOG?

Como seu objetivo é gerar conteúdo relevante e entreter o público, o Blog tem um grande potencial de propagação da marca, reforçando seu Branding e mostrando sua autoridade no mercado. Gerar tráfego orgânico sem um centavo de investimento é sem dúvida uma das grandes vantagens do Blog, pois além de levar leads até seu site ou loja virtual, ele ainda faz com que estes leads sejam mais qualificados, pois se entraram em seu conteúdo certamente já possuem algum interesse no assunto tratado e clicando para ir até seu site mostra uma intenção de compra ou busca por mais informações de sua empresa.

Outra grande vantagem de se ter um blog é o fato da possibilidade de relacionamento direto com seu público gerando uma relação empresa e consumidor mais eficiente e fiel, pois traz o usuário mais próximo do seu negócio,

FAÇA UM BLOG E GERE MAIS OPORTUNIDADES PARA SEU NEGÓCIO!

Como vimos, ter um Blog é ideal para seu negócio ter mais relevância na internet e ser mais visto por novos usuários. Existem plataformas variadas para criação de blogs, sendo que muitas podem ser utilizadas gratuitamente, tais como o "ancião" Blogger e o Medium, além do também muito popular WordPress. Para criar sua conta nesses sites e começar a postar seu conteúdo, basta criar um cadastro, fornecendo alguns dados como nome completo, tema do blog, nome de usuário desejado (que será usado na URL de seu blog) e uma breve biografia sobre o autor, neste caso, pode ser um breve resumo sobre a história da sua empresa e o que ela faz.

A melhor parte de se criar um Blog é a personalização. Algumas plataformas tem a opção de editar layouts, mudando cores e adicionando banners, tornando o Blog um registro único da sua marca!

E aí, curtiu o post? Então fique ligado que sempre postamos uma novidade fresquinha para ajudar seu negócio crescer na internet!

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