Apesar de parecer um canal de comunicação que muitos consideram obsoleto, o e-mail marketing ainda é muito eficiente para gerar mais vendas a curto, médio e longo prazo. Usar o e-mail marketing como estratégia de vendas online pode ajudar sua empresa a fidelizar os clientes que já realizaram uma compra e manter essa comunicação entre empresa e usuário mais próxima e eficaz.

Neste artigo, vamos abordar o e-mail marketing de uma maneira bem objetiva e clara de entender. Nosso objetivo é mostrar que, quando bem feito, o e-mail marketing tem muita força e pode ajudar sua empresa a ganhar algumas gordurinhas no fim do mês.

O QUE É E-MAIL MARKETING

Comunicar é um ato humano de sobrevivência, sem a comunicação não damos continuidade a nossas histórias muito menos podemos cumprir com nossos propósitos e deixar um legado. E com as empresas não é diferente. Quando não comunicamos com os clientes que já efetuaram alguma compra de nossos produtos ou serviços, não estamos sendo fiéis à relação empresa e consumidor, tornando o processo de fidelização mais difícil, pois a cada venda precisamos impactar este cliente mais uma vez, repetindo o caminho com os mesmos esforços de conquistar um cliente que ainda não nos conhece.

E-mail marketing é um modelo de comunicação que tem por objetivo acima de tudo, fidelizar clientes e manter os leads aquecidos no funil, facilitando assim o fechamento de negócios e estimular novas vendas. Usa-se este canal para informar, prospectar e relacionar com a base existente. Este modelo funciona como se fosse um jornal virtual, sendo assim, a mensagem embutida no e-mail deve ser chamativa e instigar a leitura.

COMO FUNCIONA O E-MAIL MARKETING?

Provavelmente você já recebeu algum e-mail marketing de uma loja onde fez uma compra recentemente, e este e-mail geralmente tem um caráter promocional, lhe mostrando outros produtos relacionados ao seu gosto. 

Como isso acontece? Quando você finalizou a compra na loja virtual teve que deixar um “rastro” que nada mais é do que seus dados. Geralmente se resumem em nome, e-mail, telefone e CPF. Pronto, você virou um “lead” para aquela empresa. Com base em seus dados, essa empresa poderá lhe oferecer produtos que mais combinam com seu perfil, pois sua compra diz muito sobre seu gosto. Em alguns e-commerces você tem a opção de escolher receber ou não esses e-mails e quando você clica em “desejo receber e-mails” isso significa que sua experiência de compra foi tão boa que você voltará em breve para comprar mais coisas.

E-MAIL MARKETING QUE CONVERTE

Quando feito da forma correta, o e-mail marketing tem muita força para gerar mais vendas e relacionamento mais qualificado com seus clientes. Mas se o e-mail marketing é tão bom assim, por que existem empresas que não utilizam este canal e ainda “malham” o tal do “judas”? Isso acontece porque muitos pensam que disparar um e-mail marketing a cada 20 dias é o suficiente para garantir novas vendas, ou ainda, fazem um novo e-mail quando surge uma promoção de última hora.

Para o e-mail marketing ser eficiente e cumprir com seu propósito, é necessário um planejamento. Uma ordem lógica e cronológica de informação e comunicação. No próximo tópico vamos falar de boas práticas para o e-mail marketing.

CRIANDO UM E-MAIL MARKETING DE SUCESSO

Medimos o sucesso do e-mail marketing com base em suas aberturas, ou seja, a proporção de abertura deve ser de pelo menos 20% dos leads que receberam este e-mail, neste sentido, a cada 20 clientes, 4 devem abrir o e-mail e destes quatro, pelo menos 1 deve gerar venda. A métrica pode parecer baixa, mas vale para compor as metas do mês, visto que nos primeiros meses a abertura de e-mail é baixa.

Como o objetivo do e-mail marketing é informar para fidelizar clientes, você deve realizar pelo menos 2 disparos por semana, isso vai chamar a atenção do seu cliente e evitará que seu e-mail caia na caixa de spam. O intervalo de tempo entre um e-mail e outro deve ser de no mínimo 2 ou 3 dias, para não gerar um desconforto para o leitor, lhe dando a sensação de estar sendo seguido pela empresa.

Sempre que enviar um e-mail marketing, o próximo da lista deve complementar o primeiro, isso fará com que sua mensagem seja mais aceita e tenha relevância para o leitor. Digamos que você tenha uma loja de sapatos e queira falar sobre uma nova linha que será lançada em 15 dias e você deseja ter um bom volume de vendas na data do lançamento, como você chama a atenção de seus clientes para esta data? Simples, informando a eles com 10 dias de antecedência oferecendo um cupom de desconto apenas para aqueles que receberem o e-mail. Você inicia o primeiro e-mail informando que uma nova linha de sapatos será lançada em sua loja falando da data de lançamento e quais os sapatos disponíveis. No segundo e-mail você fala um pouco mais sobre os sapatos, apresenta detalhes do acabamento e quais os benefícios de ter aquele produto. No terceiro e-mail, você faz uma relação com o estilo de vida com o qual aquele sapato combina. Explore isso muito bem e use palavras chaves que expressam este estilo de vida. No quarto e-mail você informa que o dia de lançamento está próximo e que está oferecendo um cupom com 15% de desconto para os consumidores que comprarem no dia. No quinto e-mail você diz que o dia do lançamento chegou e faz um apelo comercial para aqueles que estiverem com o cupom comprem na data marcada, pois não será aceito após o prazo de lançamento. E assim, mantemos nossa base de leads aquecida e interessada em nossos produtos ou serviços.

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