Olá Lojista! Como você está? Esperamos que tudo bem!

Bem vindos a mais um blog Programa Loja. No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre o merchandising digital e como escolher os produtos que melhor representam seu negócio. Vamos lá?

MERCHANDISING VIRTUAL

Merchandising é uma área muito importante no marketing. Ela é responsável por fazer com que seus produtos sejam vistos e causem impactos positivos em seus clientes. O Merchandising tem o poder de influenciar a boa experiência a criar o desejo do cliente em ter seu produto ou serviço.

Na Internet o Merchandising digital é muito forte nos banners presente em seu site e em toda comunicação visual harmônica presente em sua Loja Virtual. Através de um banner bem construído podemos chamar a atenção do cliente e comunicá-lo de que em nossa Loja Virtual temos o que ele precisa. Temos um artigo dedicado em falar sobre o uso correto destes banners em seu e-commerce. Clique aqui e confira!

EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS

A exposição de produtos é uma parte muito importante para qualquer negócio. Afinal, para vender, precisamos mostrar o que temos. Quanto mais exposto seu produto estiver, melhor! Mas o que significa expor seu produto, ainda mais se tratando de Loja Virtual?

É importante entender que em um ambiente online, todo conteúdo, seja ele visual, audível ou escrito, conta para que seu produto tenha uma boa “exposição”. Caprichar nas fotos e vídeos do seu produto, colaboram significativamente para que ele seja bem visto. Mostrar este produto em um contexto de como ele será aplicado ajuda seu cliente a entender a proposta do seu produto. 

Temos um artigo super didático que ensina como melhorar seu cadastro de produto. Clique aqui e confira!

Seu produto deve expressar de todas as formas possíveis o problema que soluciona. De que forma? Na descrição do seu produto, mostre comparativos, faça tabelas com dados expressivos, capriche nos descritivos técnicos e principalmente exalte seus pontos fortes.

PRODUTO MODELO

O “produto modelo” nada mais é do que aquele produto que melhor representa sua empresa ou uma linha de produtos específica. Geralmente este produto está atrelado ao seu carro chefe de faturamento. Quando falamos sobre carro chefe, principalmente em uma Loja Virtual, dizemos a respeito daqueles produtos que mais saem, não necessariamente seja um produto, mas alguns produtos que possuem características semelhantes e propostas excelentes (que envolvem solução e custo benefício).

Este produto modelo deve estar exposto em toda forma de comunicação em sua Loja Virtual. Principalmente em banners.

COMO ESCOLHER SEU PRODUTO MODELO

Agora que você já sabe o que é Merchandising, sua importância e porque ter um produto modelo, vamos aprender a como escolher seu produto modelo. 

A escolha do produto modelo não é uma tarefa difícil, muito menos um bicho de sete cabeças. Para escolher o produto precisamos ter em mente os seguintes pontos:

  1. Produtos mais vendidos (o que traz maior faturamento para sua Loja)
  2. Características (cor deste produto, tamanho, funcionalidades, etc)
  3. Modelo (versão atualizada, diferenciais, tecnologias, etc)

Seu produto deve compor a lista dos produtos mais vendidos. Sempre usamos como exemplo uma Loja Virtual de eletrônicos. Digamos que na lista dos produtos mais vendidos tenha lá o item “fone de ouvido bluetooth”. Dentre os muitos fones, existe um deles que saí em mais quantidade que os outros. Este é o produto que precisamos.

Depois, é importante analisarmos suas características e compará-lo aos outros produtos que também estão na lista dos fones mais vendidos e tentar entender o porquê deste fone sair mais que os outros. Análise preço, material, funcionalidade, tecnologias, cores, entre outros pontos. Isso vai lhe ajudar a entender o porquê deste produto ser tão requisitado. 

Por último, observe o modelo deste produto. Existe algum produto semelhante mas que não possui as funções nem tecnologia deste produto.

Pronto, juntamos 3 pontos principais do porque este produto será o seu “produto modelo”. Ele será o seu chamariz para os demais produtos em sua Loja. Além disso, vai reforçar ainda mais um produto que já é bom.

Pronto, agora que você sabe como escolher seu produto modelo, basta destrinchar este conteúdo de forma criativa e chamativa nos banners de sua Loja e no cadastro dos seus produtos. 

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