Olá querido leitor! Que prazer recebê-lo aqui novamente.

Em nosso artigo de Blog de hoje, vamos dar algumas dicas práticas dos principais cuidados para ter em sua Loja Virtual a fim de melhorar sua performance na internet.

Sem mais delongas vamos ao que interessa.

LOJA VIRTUAL QUE ATRAI CLIENTES

Bom, antes de irmos diretamente para as dicas, vamos falar um pouco sobre o modelo ideal de Loja Virtual. Mas, como assim “modelo ideal de loja virtual”? Existe um padrão a ser seguido de layout, cores, design? Não, não existe, porém existem métricas de avaliação para saber se sua Loja Virtual é uma boa referência para o Google ou não. Em cima destas métricas organizamos a distribuição de informação da nossa Loja Virtual no layout em que ela está inserida!

Em resumo, uma Loja Virtual é referência para o Google, é aquela que não demora três segundos para carregar, a descrição dos produtos é completa e entrega informações relevantes, não tem uma comunicação visual pesada e invasiva. Tendo isso em mente, precisamos trabalhar em nossa Loja Virtual Programa Loja com o objetivo de aprimorar nossa performance e ranqueamento no Google. Vamos às dicas.

COMUNICAÇÃO VISUAL

Quando seu cliente pesquisa no Google pelo produto que deseja e clica no link que leva até a sua Loja Virtual, a primeira coisa que ele verá é sua comunicação visual. Ou seja, os banners da Loja. Esta primeira comunicação vai ser o primeiro fator de impacto para este cliente. Através da comunicação visual indicamos promoções, destacamos um produto ou uma linha de produtos, priorizamos formas de pagamento, entre outros temas que sejam relevantes e dizem respeito à nossa Loja Virtual.

Este primeiro banner, deve manter o padrão indicado em nossa Loja Virtual no painel administrativo, pois esta proporção irá manter o layout responsivo, ou seja, seu e-commerce irá se adaptar aos usuários que estão acessando do computador, smartphone ou tablet. Além de manter o padrão indicado, este banner deve conter uma comunicação objetiva e suave, isto é, não pode ter muitas informações e ser poluído. Muitas vezes ao destacar um tema específico no banner somos tentados a encher de informações por pensarmos que todas são relevantes. Mas nem todas as informações importam para o cliente. Pelo contrário, só atrapalham. Um banner com muita informação irá dificultar a compreensão do cliente, tornando sua experiência negativa.

Use cores harmônicas e fontes que variem entre negrito, black e bold e outras que sejam thin, regular e light. Essas combinações são perfeitas para manter um design clean (mais limpo) e chamar a atenção do usuário.

Sempre que no banner tiver um produto, coloque-o em evidência. O centro do banner é um bom local! Distribui os textos e informações relevantes de forma a tornar a leitura mais agradável. 

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Já abordamos este tema em nosso blog. Você pode acessá-lo para saber mais clicando aqui. A descrição do produto na Loja Virtual é seu cartão de visita para apresentar ao cliente a qualidade do seu produto. É muito importante que a descrição do produto seja completa no sentido de entregar as informações mais relevantes para seu cliente.  

Uma boa descrição deve falar a respeito do produto, seus diferenciais, benefícios, características técnicas, funcionalidades, durabilidade entre outros pontos que é importante que seu cliente saiba. Não omita informação. Quanto mais informação relevante você entregar na descrição do seu produto, melhor. 

Use e abuse das palavras chaves do seu produto. As palavras chaves são as responsáveis por fazer seu produto tracionar na internet e sua Loja ser encontrada. Saiba como utilizar os termos de pesquisa corretos neste artigo aqui. 

Coloque no mínimo três fotos do seu produto no cadastro. Procura apresentá-lo em ângulos diferentes e até mesmo alguma foto da “prática”, isso ajuda seu cliente a perceber sua eficiência no uso em seu dia-a-dia.

VELOCIDADE DA LOJA VIRTUAL

Este fator é sem dúvida, o maior em termos de decidir se o usuário permanecerá na Loja Virtual e irá atrás do produto ou se desistirá da pesquisa e irá para o e-commerce do concorrente. O Google prioriza as Loja Virtuais que levam até três segundos para serem carregadas completamente! Passou disso meu amigo…. trevas. O Google entenderá que sua Loja é ruim, portanto será perda de tempo divulgá-la para seus potenciais clientes.

O que torna uma Loja Virtual lenta? Os principais fatores são os excessos de comunicação visual, quando a Loja tem muito banner, principalmente na página inicial (página home de pesquisa, aquela que o Google leva o cliente quando clica no link). Quando os banners da Loja tem um tamanho do arquivo muito grande que ultrapasse os 80 mbps (medida de “pesagem” para identificar se um determinado arquivo é muito pesado ou leve) fica mais denso para que o servidor faça a leitura, exigindo muito da plataforma, o que levará mais tempo para ser correspondido. Links quebrados, quando existe algum tipo de “bug” nos links da loja, como banners clicáveis que levam o cliente até outra página ou uma página inexistente, quando o botão de clicar não está funcionando direito entre outros. E ainda, quando usamos o “ctrl c + ctrl v” para fazer a descrição de nossos produtos. Quando copiamos as informações de algum site concorrente, colocamos no Word para formatar e então copiamos e colamos em nossa Loja Virtual. Algumas vezes o arquivo do word pode estar corrompido e isto comprometer o desempenho do site.

Sempre tome cuidado com estes detalhes para que sua Loja Virtual seja rápida e influencie a boa experiência do usuário.

E aí? Gostou do conteúdo? Dicas muito valiosas! Siga-nos em nossas redes sociais e fique ligado em nosso Blog. Toda semana um artigo novo!

Facebook: @programasites

Instagram @programasites 

0 Comentários

Escreva um comentário