Olá Lojista, que bom te ver por aqui novamente!

No artigo de hoje vamos falar brevemente sobre a Concorrência Online! O que é uma concorrência online, como ela funciona e quais os cuidados para que nossa Loja Virtual não seja afetada com isso. Sem mais delongas vamos ao que interessa!

CONCORRÊNCIA ONLINE O QUE É

Bom, o termo concorrente já está presente em nosso vocabulário e comumente o conhecemos como aquelas empresas que atuam no mesmo mercado que o nós e oferecem o mesmo produto ou similar, com proposta iguais ou diferentes. Na prática, vemos nossos concorrentes como “inimigos” do nosso negócio, pois se não cuidarmos, podemos facilmente perder a clientela para eles. Na internet não é diferente, na verdade, na internet a concorrência chega a ser mais intensa, seja direta ou indiretamente.

Em resumo, podemos definir “concorrência online” como tudo aquilo que tira a atenção do cliente do nosso produto, site ou Loja Virtual. Essa distração pode ser causada por um anúncio, ou simplesmente outros site aberto na aba do navegador. O que é muito comum, infelizmente.

Quando falamos de internet, o principal objetivo de todos neste campo minado é manter a atenção do cliente o máximo de tempo possível e então gerar uma venda. A concorrência em ambiente digital pode ser direta ou indiretamente.

CONCORRÊNCIA DIRETA

A concorrência direta se dá quando o cliente está procurando por um produto específico e começa a entrar em um monte de Loja Virtual ou site em busca da empresa que ofereça o produto desejada da melhor forma e com a melhor condição, seja preço, frete ou valor agregado.

CONCORRÊNCIA INDIRETA

A concorrência indireta por sua vez se dá quando o cliente está navegando na internet pelos sites e Lojas Virtuais e algo, fora do que ele procura chama sua atenção. Pode ser um banner, um vídeo, uma mensagem no Whatsapp ou qualquer coisa do tipo que o tire do foco naquele momento.  

PRESENÇA DIGITAL DOS CONCORRENTES

A presença digital dos concorrentes pode ser uma ameaça a sua Loja Virtual caso sua comunicação não tenha uma força tão grande quanto a dele. Presença digital dos concorrentes, não está ligada somente ao fato de eles também terem uma Loja Virtual, Site, Redes Sociais. Como o concorrente se comporta neste meio é o fator que pode influenciar ou não em seu negócio.

Ter presença digital não é simples. Muitos caem na falha crença de que, ter uma Loja Virtual já é o suficiente para que os clientes te encontrem e comecem a comprar de você. A presença digital diz respeito a relacionamento, oferta, experiência do usuário. Por isso, é muito importante o uso das redes sociais e de ferramentas que expandam a comunicação do seu negócio.

ANÁLISE AOS CONCORRENTES

O modo mais assertivo de identificar o posicionamento de seus concorrentes, como eles ofertam seus produtos, como seus produtos são apresentados, como eles interagem com seus clientes, é através da análise. A análise, é uma tarefa que deve ser diária em sua rotina de empreendedor digital com e-commerce.

Tenha em sua agenda, um horário fixo para buscar informações e realizar suas análises. Separe ao menos uma hora e meia do seu dia para garimpar informações de seus principais concorrentes. Acesse a Loja Virtual de cada um e procure pelo produto que deseja como se fosse um cliente. Observe como este produto aparece para você, em que categoria ele está inserido, veja como é a descrição deste produto, como é a foto, quantas fotos tem no anúncio do produto dentro da Loja Virtual. Simule uma compra, veja o valor do frete, veja quais as formas de pagamento. Enfim, acesse todos os menus presentes no site ou Loja Virtual de seus concorrentes. Fazendo isso você entenderá como ele procura mostrar para seu cliente a solução que ele tem.

Após fazer a análise da Loja Virtual, vá até as redes sociais de seus concorrentes. Observe a linguagem que eles usam, como as publicações são feitas, quais as cores eles usam, quais as publicações tem mais engajamentos (curtidas, comentários, compartilhamentos), observe as datas das publicações, com qual frequência eles fazem postagens. É importante que na análise às redes sociais de seus clientes, você observe principalmente o interesse do público com as publicações. O público gosta daquele conteúdo? Eles pedem por mais informações? Quando perguntam, como seus concorrentes respondem? Tudo isso lhe ajudará a melhorar seu posicionamento na internet e suas decisões serão mais estratégicas e menos “operacionais”.

COMO O CLIENTE COMPARA SEU NEGÓCIO COM OS CONCORRENTES

Quando um cliente procura por um produto na internet, de cara ele acesse os sites ou lojas que aparecem na primeira página do Google e dão mais importância aos que aparecem na parte superior do ranking de pesquisa, ou seja, entre os top 5. Ao clicar nos links, ele já acessa diretamente na página do produto, pois o mesmo digitou uma palavra com intensão de busca e compra, o Google já entende que se o cliente especificou o produto, as páginas que aparecerem serão diretamente sobre o produto. Quando o cliente acessa então a loja virtual na página interna do produto, ele avalia primeiramente como este produto está sendo apresentado. Como o anúncio está falando sobre aquele produto. Isso envolve, título, descrição, fotos, vídeos e preço. Quanto mais informações relevantes o cliente encontrar dentro desta página interna do produto, mais fácil fica a decisão de compra.

Assim que ele encontra uma página “referência” que geralmente é a primeira que ele clica, ele vai em busca dos similares, ou seja, os concorrentes. Aí começa uma luta para ver qual anúncio é melhor. Neste momento seu cliente irá avaliar a apresentação do produto, as ferramentas a disposição dele, as condições de pagamento, a gama de opções, entre outros fatores. Por isso, é extremamente importante que sua Loja Virtual esteja organizada e seu cadastro de produto esteja impecável! Alias, fizemos um, conteúdo dedicado em falar como melhorar a apresentação do seu produto na Loja Virtual, clique aqui e saiba mais.

No fim das contas, o quer mais vai pesar para este cliente é a disponibilidade do produto, tempo e valor do frete e principalmente se o produto solucionou o problema que ele busca resolver. Se o produto tem informações relevante e importante para o cliente, frete e formas de pagamento acabam por serem fatores não decisivos da compra, pois o valor presente no anúncio já agregou na decisão do cliente.

PONTOS CRÍTICOS QUE SEMPRE DEVEM SER CONSIDERADOS

Em ambiente online, seu cliente não vai esperar mais que três segundos para a página abrir e não vai ficar “caçando” a informação que deseja, por isso, é extremamente importante que seus produtos estejam cadastrados com 100% de informação para o cliente. Além disso, sempre fique de olho na velocidade de carregamento de sua Loja Virtual, este fator é primordial para que a experiência do usuário seja respeitada e tenha efeito positivo na hora da compra. Não use banners com tamanhos desproporcionais nem pesados. O mesmo vale para as fotos dos produtos. Manter a boa prática na internet pode ajudar o seu negócio a ser uma boa referência. Cuide também, para que o valor do frete não seja prejudicial para a compra. Muitas vezes, o frete inviabiliza a decisão de compra do cliente pelo prazo e valor da entrega. Em algumas situações compensa comprar em outra Loja que demore um pouco mais e em outras, é mais fácil ir até a loja física na sua cidade, enfrentar fila e pegar trânsito. Afinal, tudo o que ele quer é só o produto dele.

E aí, gostou do nosso conteúdo de hoje? Bem legal, né? Então deixa seu comentário e fique ligado. Toda semana um novo conteúdo Programa Loja para você!

Siga-nos em nossas redes sociais @programasites e saiba mais sobre o mundo de vendas na internet.

0 Comentários

Escreva um comentário