Olá Lojista, que bom te ver por aqui novamente!

No artigo de hoje vamos falar brevemente sobre o uso correto das categorias em sua Loja Virtual! Afinal, elas são muito importantes para que seu usuário tenha uma boa experiência em navegar por seu e-commerce e o mantenha mais tempo dentro de sua Loja. Vamos lá?

O QUE SÃO CATEGORIAS DE UMA LOJA VIRTUAL

Assim como toda Loja Física é dividida em departamentos, uma Loja Virtual deve ter suas categorias. Em resumo, as categorias são títulos presentes no menu de navegação onde indicam para o usuário onde se encontram os produtos que o mesmo deseja.  

As categorias podem variar de acordo com a atuação de seu negócio no mercado onde está inserido. Se for uma Loja onde se vende de tudo, as categorias precisam ser divididas em departamentos, como jardinagem, eletrodomésticos, utensílios domésticos, produtos de limpeza, informática, entre outras que representam os produtos oferecidos em sua empresa. De modo geral, elas são as responsáveis em influenciar o usuário a navegar em sua Loja e encontrar o que procura

COMO IDENTIFICAR CATEGORIAS

Manter a organização em sua Loja Virtual é primordial para que o Google entenda a relevância do seu e-commerce e indique o mesmo para mais pessoas ao pesquisarem pelo produto desejado. Sobre tudo, a boa organização de suas categorias na Loja Virtual além de influenciar mais vendas e prender a atenção do usuário, colabora positivamente em casos de anúncios no Google ADS, pelo fato de melhorar a indexação com palavras-chaves e produtos.

Para começar, precisamos identificar qual nosso gancho. O que é mais relevante para aparecer de fácil acesso para o cliente? Qual o principal problema que minha empresa resolve? O que exatamente este cliente espera encontrar em minha Loja? Responder a estas perguntas nos ajudará a entender melhor como devemos apresentar nossa Loja aos novos visitantes.

Vamos aos exemplos. Digamos que nossa Loja seja de artigos esportivos. Dentro do mix de produtos podemos encontrar, camisas de time, uniformes esportivos, agasalhos, tênis esportivos, uniformes para ciclismo, vestimentas para natação e surf, acessórios para corrida e montanhismo. Como vamos identificar o que exatamente precisamos destacar nas categorias? Existem três formas:

  • Feeling
  • Análise a concorrentes
  • Ferramentas digitais

FEELING

O “feeling” nada mais é do que nossa impressão por experiência, ou seja, nos mesmos ao mensurarmos como foi a movimentação dos últimos dias, semanas ou meses, saberemos identificar se o que foi mais vendido foram tênis esportivos, uniformes de times ou artigos para ciclismo. Com base nisso vamos saber qual categoria destacar no menu.

ANÁLISE A CONCORRENTES

A segunda forma é um pouco parecida com a primeira, a diferença é que ao termos o “feeling” procuramos a “prova real” nos principais concorrentes.

OBS: Filtre bem seus concorrentes. Comparar sua empresa com outra do mesmo ramo que já esteja presente no mercado de vendas online a muito tempo, suas expectativas podem se frustrar e suas decisões não serem assertivas.

Procure pelos concorrentes que estejam em seu mesmo nível ou um pouco superior. Navegue pelo site, redes sociais, identifique a linguagem, e como sua Loja Virtual destaca as categorias baseado nos produtos vendidos.

FERRAMENTAS DIGITAIS

A terceira forma é diferente das duas primeiras pelo fato de se usar de ferramentas digitais para extrair dados quantitativos (dados que expressam quantidade, neste caso, a pesquisa emite relatórios em números de acessos, cliques, entre outros). Mas, não deve de forma alguma substituir os dois modos anteriores.

O uso de ferramentas digitais como o Google Trends, pode te ajudar a identificar qual categoria usar e como organizar melhor a exibição das mesmas, baseado nos produtos mais procurados pelos usuários na internet. Fizemos um artigo explicando como usar esta ferramenta gratuita, saiba mais clicando aqui.

COMO CONFIGURAR AS CATEGORIAS EM SUA LOJA VIRTUAL PROGRAMA LOJA

Em seu Dashboard, acesse o menu no canto esquerdo e clica na opção “gerenciar” como no exemplo abaixo:

Em seguida, clica na opção “categorias” e aqui onde vamos acrescentar, retirar e editar categorias em nossa Loja Virtual Programa Loja.

Ao clicar, uma nova página aparecerá, nela vemos todas nossas categorias e status das mesmas. Caso queria criar uma nova categoria, clique no botão verde:

Ao clicar, uma aba interna aparecerá mostrando o menu de configuração da categoria. Identifique nome, ative-a e insira “destaque”.

Em seguida, procure pelo ícone que representa esta categoria. O ícone deve ser em SVG ou PNG, em seguida clique em “salvar”

No menu de categorias podemos definir se ela aparecerá em destaque ou não, basta clicar nas opções e será definido automaticamente. Sempre acompanhe em outra aba do navegador a sua Loja Virtual para visualizar como as modificações estão sendo feitas.

Nosso amigo Vini, um dos desenvolvedores da plataforma Programa Loja fez um vídeo dedicado a mostrar os primeiros passos em nossa Loja Virtual, onde aborda os principais pontos. Acesse o vídeo clicando aqui.

E aí, gostou do nosso conteúdo de hoje? Bem legal, né? Então deixa seu comentário e fique ligado. Toda semana um novo conteúdo Programa Loja para você!

Siga-nos em nossas redes sociais @programasites e saiba mais sobre o mundo de vendas na internet.

0 Comentários

Escreva um comentário