Olá Lojista! Como você está? Esperamos que tudo bem!

Você já ouviu falar em Experiência do Usuário? Do que se trata e qual sua função? Pois é no artigo de hoje falaremos um pouco mais sobre isso para deixar claro a importância deste termo! Afinal, o google divulga para os visitantes aquele site que respeita suas preferências. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

O QUE É EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

UX (User Experience), em tradução direta para o português significa Experiência do Usuário. Mas o que é esta “experiência do usuário?”. Em resumo, este termo busca entender se um determinado cliente se sentiu satisfeito na busca pelo o que procura na internet. A experiência do usuário abrange todas as fases de interação entre um cliente e um produto. No meio deste caminho muitos fatores devem ser levando em consideração para saber se um visitante teve uma boa experiência ao entrar em sua Loja Virtual ou Site.

O QUE MEDE A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO?

Digamos que um cliente acesse sua Loja Virtual em busca de um produto. Ao pesquisar por este produto no Google ele usará palavras que melhor descrevem ele como por exemplo tênis de corrida vermelho (fizemos um blog explicando melhor como estes termos são usados, clique aqui e saiba mais). Ao entrar em sua Loja ele já está em busca do produto que digitou, “tênis de corrida vermelho”. O Google entende que se este cliente acessou a sua Loja Virtual é porque sua Loja tem o que este cliente procura, e o produto que está sendo divulgado atende as expectativas deste cliente, eis aí o primeiro ponto da experiência do usuário.

Seu cliente já dentro de sua Loja começa a navegar pelas páginas, banners, entra em alguns produtos que se interesse, dá uma olhada na descrição e sai de sua Loja. Ficou em média 20 ou 30s por ali. Um tempo muito curto para um cliente que já está com intenção de compra, não? O que motivou este cliente a sair da Loja? O que faltou de informação para que ele ficasse mais tempo ali dentro e efetua-se uma compra? Responder a estar perguntas, lhe ajudará para encontrar a resposta.

A Experiência do Usuário é medida com base na navegabilidade de um Site ou Loja Virtual. Esta navegabilidade abrange muitos pontos como links dentro do site ou loja, banners com links quebrados, descrição do produto sem informações relevantes, botões mal posicionados, banners com muita informação, demora para carregar o site ou loja, entre outros fatores.

Em geral, para que um cliente tenha uma boa experiência, sua Loja Virtual deve ter um layout responsivo, banners sem muitas informações, botões de contato rápido, cadastro de produto 100% completo, fluxo de interação, páginas bem organizadas, categorias de fácil acesso, entre outros.

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO É FATOR DE RANQUEAMENTO

Antes de falarmos de como a experiência do usuário é fator de ranqueamento pelo Google, vamos entender o que é ranqueamento.

Quando falamos de ranqueamento em pesquisas do Google, estamos falando diretamente de como uma Loja Virtual ou Site aparece na primeira página de pesquisas. Existem duas formas deste ranqueamento ocorrer. A primeira é por meio de anúncios pagos. O Google dispõe de uma plataforma própria chamada Google ADS, é por meio desta plataforma que se criam os anúncios pagos para que seu site ou loja virtual sejam os primeiros a aparecer aos clientes. Estes anúncios podem ser por palavra-chave (intensão de busca do seu cliente) ou google display, que são aquelas propagandas em imagens que aparecem o tempo todo ao navegar em algum site na internet. A segunda forma de aparecer na primeira página do Google é por meio de busca orgânica com estratégias de SEO (saiba mais sobre SEO clicando aqui). Para aparecer na primeira página usando desta técnica, é preciso que sua Loja Virtual atenda aos principais requisitos de palavra-chave em lugares estratégicos e bem definidos, como descrição do produto, imagem do produto, banner, script do site ou loja, entre outros.

O Algoritmo do Google em sua última atualização passou a definir a Experiência do Usuário como fator muito importante de tração para ranqueamento orgânico. Este algoritmo nada mais é do que um robô que passeia por dentro de sua Loja Virtual e analisa os principais cliques, as palavras que estão sendo usadas, o visual de sua loja entre outros fatores para saber se é confiável e atende aos requisitos da boa experiência, para que o Google possa mostra-lo como um site “responsável”.

FATORES QUE O GOOLE VAI ANALISAR PARA MEDIAR A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM SUA LOJA VIRTUAL

Além destes fatores acima citados, o Google levará em consideração os seguintes itens:

  • Carregamento
  • Mobile-friendly/responsividade
  • Interatividade
  • Segurança na Navegação
  • Estabilidade Visual
  • Ausência de Distrações
  • HTTPS

CARREGAMENTO

Este ponto é sem dúvida o principal. Nada mais chato do que ficar esperando para que um site ou loja virtual carregue completamente para então começarmos a nossa busca pelo o que procuramos. Por isso, o Google colocou como meta que o tempo de carregamento ideal deve ser de 2.5 segundos. Passou disso é ponto negativo. Portanto fique sempre de olho se não há nada em sua Loja Virtual que está atrapalhando isso.

MOBILE-FRIENDLY/RESPONSIVIDADE

A maioria dos usuários acessam a internet por meio de smartphones, cerca de 93% dos usuários. Por isso, além do computador seu site ou Loja Virtual deve ser visto com total perfeição em dispositivos móveis. Caso haja algo de errado na exibição como um banner do tamanho errado, um botão muito grande ou algo assim, isto pode prejudicar a experiência do usuário.

INTERATIVIDADE

Tão importante quanto mostrar o caminho para este usuário percorrer no seu site ou loja virtual por meio de categorias e links, é o tempo pelo qual estas páginas levam a corresponder a ação. Você já deve ter entrando em um Site ou Loja Virtual onde clicava em um botão e a ação desejada acontecia um tempo depois do clique. Então... isso não pode acontecer. Fique de olho nisso

SEGURANÇA DE NAVEGAÇÃO

Ninguém gosta de entrar em uma página na internet que não transmita confiança, ainda mais uma loja virtual onde o usuário é obrigado a colocar seus dados como nome, cpf, e-mail e endereço para finalizar uma compra. Sempre fique atento para que seu site ou loja virtual seja seguro.

ESTABILIDADE VISUAL

Nesta métrica é avaliada a mudança de informações dentro de uma página em seu site ou loja virtual. Caso no momento de rolar a página para acessar mais informações haja muita mudança na forma como as informações estão sendo distribuídas, advinha? Já era!

AUSÊNCIA DE DISTRAÇÕES

Outro fator muito importante são as distrações. A página não deve conter muitos pop-ups e outros itens que possam de alguma forma atrapalhar a navegabilidade.

HTTPS

Protocolos que indiquem que ela é segura e pode ser acessada de qualquer lugar sem problemas. O HTTPS, em resumo seria um aglomerado dos outros fatores para que sua Loja ou Site sejam responsáveis em entregar a melhor experiência de usuários para seus visitantes.

E aí? Curtiu o conteúdo? Então deixe seu comentário e fique ligado, toda semana um conteúdo fresquinho para você. Siga-nos em nossas redes sociais: @programasites.

0 Comentários

Escreva um comentário