NOVOS CLIENTES PARA SEU E-COMMERCE

Sempre falamos aqui em nosso Blog, estar na internet é primordial para que sua empresa seja vista e alcance seus potenciais clientes para vender mais. Mas como sua empresa pode ser vista? O que fazer para que seu potencial cliente encontre seu produto? Infelizmente muitos pensam que ter uma Loja Virtual é o suficiente para começar a vender, ou seja, pensam que as vendas acontecerão do dia para a noite. Mas, não é bem assim que funciona. Quer dizer, vender na internet é possível, mas não é mágica.

Antes de se começar a trabalhar em estratégias digitais de marketing para atrair novos clientes para sua Loja Virtual é importante ter a consciência de que tudo é uma construção e que os resultados não surgirão de uma hora para a outra. O sucesso da sua Loja Virtual está atrelado a sua percepção de mercado, contexto econômico e conhecimento das ferramentas digitais que estão a sua disposição para que seu negócio cresça a curto, médio e longo prazo.

ATRAINDO CLIENTES COM AS MÍDIAS ORGÂNICAS

Um dos meios mais utilizados e econômicos para atrair novos clientes para sua loja Virtual, são as mídias orgânicas. Antes de falarmos sobre, precisamos entender o que é o termo “orgânico” na internet. Quando falamos em atrair clientes “organicamente”, nos referimos a estratégias de marketing que não precisamos investir dinheiro em anúncios ou propagandas impulsionadas. As mídias orgânicas não necessitam de investimento, porém, precisam ser trabalhadas constantemente, são aquelas mídias aonde atraímos o cliente com Marketing de Conteúdo.

Dentre as mídias orgânicas mais utilizadas podemos destacar três, são elas: SEO, Blog e Redes Sociais. Neste artigo, vamos focar sobre as mídias sociais, você pode ler mais sobre SEO clicando aqui e entender como um bom Blog pode ajudar sua Loja neste artigo aqui.

REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA PARA ATRAIR CLIENTES

Sem dúvida, as redes sociais são as mais utilizadas para a divulgação de produtos e serviços, mas para se ter uma boa efetividade e trazer resultados em novas visitas e vendas para sua Loja Virtual, precisamos entender um pouco mais sobre como usar as redes sociais da maneira certa.

Antes quando falávamos de usar as redes sociais para atrair clientes, automaticamente se pensava muito em Facebook e Instagram, e hoje isso não mudou, mas temos outras mídias muito importantes as quais também precisamos estar presentes para gerar relacionamento e valor para nossos potenciais cientes.

Quando usamos as redes sociais como canal para atrair clientes, precisamos entender o seguinte, a primeira meta não é a venda propriamente dita, mas sim, a visibilidade e autoridade. Sempre que elaboramos algum conteúdo com a intensão de vender algo, não podemos deixar claro que nossa intenção é vender, afinal, nosso potencial cliente ainda não nos conhece para realizar uma compra na primeira publicação que ver. Há um caminho a ser trilhado. Por isso, o marketing de conteúdo é essencial para se ter leads qualificados e gerar vendas em sua Loja Virtual a médio e longo prazo.

FUNIL DE VENDAS, ENTENDA ISSO PARA CRIAR SEUS CONTEÚDOS

Existe uma coisa chamada funil de vendas. O funil de vendas nada mais é do que uma espécie de “filtro” aonde podemos entender em que momento o seu cliente se encontra na jornada de compra. Existem muitos exemplares de funis de vendas, alguns com 5 fases, outros com 6, outros 4, e o mais comum com 3. Embora exista essa diversidade, são apenas visões estratégicas diferentes e formas mais detalhadas ou resumidas de se explicar o caminho que seu cliente faz até a compra. Pode variar de empresa para empresa, pois sua característica é ser variável e flexível. Em nosso exemplo, vamos usar o funil de 3 fases, o mais usado por assim dizer. Observe a imagem abaixo:

Este é um exemplar resumido de como seria um funil de vendas. O funil de vendas em nosso exemplo é dividido em três partes. Topo, meio e fim. Essas três partes representam a fase na qual seu cliente se encontra.

Quando começamos a elaborar conteúdos e termos as primeiras curtidas e seguidores, nossos clientes estão no topo do funil, na fase aonde conseguimos atrair sua atenção. Nesta fase, acontece o que chamamos de “descoberta” seu cliente viu seu conteúdo e achou interessante, tendo como consideração que seu perfil pode agregar em algo para ele, como falar de um assunto que ele goste muito, ter um conteúdo interessante que atingiu sua curiosidade, entre outras coisas.

Quando seu lead começa a interagir mais em sua página como comentar pedindo informações de valores, formas de pagamento, enviar mensagens, entre outros, ele já está na fase de consideração, ou seja, depois de uma certa frequência ele começa a avaliar o que você está oferecendo e passar a considerar que você tenha a solução que ele precisa para resolver um problema. Muita atenção aqui! Quando isto começar acontecer, não vá com muita sede ao pote, tenha em mente que ele ainda está descobrindo sua marca e começou a “vasculhar o ambiente” para ter a certeza de que sua empresa terá a solução que ele procura. Faça uma abordagem amigável e não demonstre de imediato sua vontade de vender, este cliente está sensível, uma abordagem muito afoita pode acabar assustando-o ou fazendo com que ele perca interesse rapidamente. Procure entender sua dor e o que ele procura exatamente.

Na última fase do funil, o seu cliente já está maduro e pronto para o ato da compra, ou seja, ele foi atraído por seu conteúdo, passou a considerar a solução que sua empresa oferece através de sua frequência e autoridade, e após interagir e falar diretamente com você, está seguro de que com sua empresa fará um ótimo negócio.

FREQUÊNCIA, O PILAR PARA CONSTRUIR AUTORIDADE E GERAR ENGAJAMENTO

Para atrair clientes para as redes sociais, precisamos ter em mente ser frequentes! Isso mesmo, ser frequentes. Para construir sua autoridade nada melhor do que postar todos os dias. Antigamente, usava-se muito de horários para podermos publicar, mas isso foi derrubado e atualmente não faz tanta diferença. Até por que se for divulgado um horário específico aonde qualquer conteúdo fique em evidência, a disputa por audiência cresce muito e torna a experiência do usuário algo ruim. Quando falamos de redes sociais, principalmente do Instagram, seu conteúdo deve ser interessante e manter a atenção do usuário o máximo de tempo possível. O objetivo da plataforma é manter os usuários ativos, logo seu conteúdo devo contribuir para isso, logo você deve prezar pela experiência do usuário.

A melhor forma para produzir conteúdos relevantes é usar com sabedoria o feed através dos conteúdos simples e carrossel 1 vez ao dia, e nos stories postar de 10 a 15 por dia!

Por isso, é de suma importância que você tenha um calendário editorial de conteúdos para as redes sociais, isso ajudará a criar conteúdo lógicos e que se comunicam entre si, além de melhorar sua produtividade e criatividade, fazendo com que seu trabalho de análise de conteúdo acabe por ser otimizado e melhor aproveitado. Existem muitos modelos que funcionam muito bem e que são gratuitos na internet, mas você também pode usar sua criatividade e criar a sua própria com planilhas do Excel, ou como achar melhor! Abaixo, um exemplo de planilha calendário no Excel:

STORIES, A EXPERIÊNCIA INSTANTÂNEA QUE APROXIMA SUA MARCA DO SEU CLIENTE

Os Stories, mais do que qualquer formato nas redes sociais, tem uma alta taxa de visualização e engajamento, por isso, é muito importante que se faça muitos Stories durante o dia. Mas não é apenas fazer. Pessoas se conectam com pessoas. Por isso, é essencial que você apareça nos Stories, pois fazendo isso, sua marca no Instagram fica humanizada e gera uma conexão mais qualificada com seu público. Outro ponto muito importante é se posicionar nos Stories com conteúdo, aparecer por aparecer não vai ajudar sua marca crescer na internet. Por isso, sempre que aparecer, faça alguma conexão com o tema já trabalhado nos Feeds, ou sobre algo novo que pensa em fazer em sua empresa, faça isso pedindo a opinião do seu cliente através de enquetes, isso ajudará sua marca a se conectar e a oferecer o que seu potencial cliente está propenso a comprar. Não tenha vergonha de aparecer! Use e abuse da plataforma, atraia a atenção do seu cliente, converta ele e venda.

Bom meus queridos, por hoje vamos ficando por aqui... mas fique ligado! Ainda temos muito o que falar sobre como as mídias sociais vão ajudar sua marca a se destacar e a vender mais na internet. Até a próxima.

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